segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Boas práticas


Plataforma

Os pisos de trabalhos dos andaimes devem ter forrações completas, antiderrapantes, e serem nivelados e fixados de modo seguro e resistente (NR 18.15.3).

Devem ficar apoiados com, no mínimo, 15 cm de balanço em cada extremidade e devidamente travados/presos à estrutura nas extremidades. Os pisos devem ficar bem unidos evitando espaços entre as pranchas, assim como as sobreposições de pranchas também devem ser evitadas.

 Estabilidade



Torres móveis (com rodízios) não devem ter altura superior a três (3) vezes a menor dimensão da sua base. Os rodízios devem ser providos de travas de modo a evitar deslocamentos acidentais (NR 18.15.26).
Os andaimes móveis somente poderão ser utilizados em superfícies planas (NR 18.15.27).
É muito importante verificar a resistência dos rodízios. As cargas concentradas nos postes incidirão diretamente sobre os mesmos.
É proibido o deslocamento dos andaimes com pessoas sobre os mesmos (NR 18.15.13).
Os andaimes, quando necessário, devem ser amarrados / ancorados a uma estrutura externa estável. Não é permitida a fixação em tubulações de produtos, equipamentos ou qualquer dispositivo mecânico que comprometa o perfeito funcionamento da planta.

Acesso aos andaimes



Os acessos aos andaimes devem ser feitos de maneira segura (NR 18.15.9).
Os acessos verticais aos andaimes devem ser feitos em escadas incorporadas a sua própria estrutura ou por meio de torres de acesso (NR 18.15.20).
As escadas tipo marinheiro deverão ter degraus a cada 30 cm e guarda-corpo a partir de 2,00m de altura e até 1,00m acima do último piso de trabalho. A cada 9,00m deve possuir uma plataforma de descanso (NR 18.12.5.10) e (18.12.5.10.1).
As escadas construídas com patamares, pisos, espelhos e corrimão / guarda-corpo deverão proporcionar segurança e conforto para os usuários (espelhos com 20 cm, pisos com 30 cm, patamares com 1,00m x 1,00m, no mínimo).
Os rodapés deverão ter 20 cm de altura e serem instalados perpendicularmente aos pisos em todo o perímetro da plataforma de trabalho, proporcionado uma perfeita vedação que evita a queda de objetos.
As estruturas devem ser providas de guarda-corpo duplo, instalados a partir do piso de trabalho com 0,70m e 1,20m.

Emenda com Luva – Tração – Garrote



Quando for necessária a emenda de tubos com utilização de luvas, e que estejam incidindo sobre eles esforços de tração, deve-se fazer um reforço (costura da emenda).

Braçadeiras



Existem três tipos de ligações de tubos comumente conhecidas como “Nó de Braçadeira”: Engastado, Articulado e Ligação ou Nó de Três Braçadeiras.

Contraventamento



A estrutura do andaime deve ser convenientemente contraventada de tal forma a eliminar quaisquer oscilações (NR 18.15.29).
Através das diagonais, combatemos os esforços horizontais (tangenciais) que podem ocorrer na prática por falta de prumo nos postes, vento ou até por deformação da perpendicularidade acarretado pelas cargas de compressão nos postes.
A diagonal forma com a travessa (ou longarina) e o poste um triângulo. E é ele quem dá estabilidade ao plano neste local.

Carga Admissível por Braçadeiras


 Braçadeira Fixa

 

 Braçadeira Giratória

 

Por medida de segurança, em função de diversos fabricantes, devemos adotar para o dia a dia:

Carga adm. = 850 kgf (Braçadeira fixa)
Carga adm. = 650 kgf (Braçadeira giratória)

Andaimes para içamento de cargas – Pau de Carga - por mais simples que sejam, devem ser montados conforme orientação de projeto, evitando assim o comprometimento do equipamento que esta sendo içado e o empeno e amassamento dos materiais de andaimes.
Não é permitida a instalação de tirfor em estruturas que não tenham sido projetadas para este fim.




2 comentários: